Sustentabilidade
 
 
Histórico
 

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) foi fundada em 16 de setembro de 1997 por agricultores que iniciaram a cotonicultura no Estado num modelo empresarial, no início dos anos 1990. A entidade nasceu da necessidade desses produtores pioneiros buscarem juntos soluções para os problemas enfrentados (como doenças) e os desafios decorrentes do plantio do algodoeiro no Cerrado (veja História do Algodão em Mato Grosso).

Em menos de 20 anos de atuação da Ampa, Mato Grosso se consolidou como o maior produtor de algodão do Brasil, contribuindo para que o País deixasse a posição de importador de pluma para se firmar entre os cinco maiores exportadores. Mato Grosso responde por mais de 60% da produção brasileira e das exportações do País.

O Estado, que plantava 55 mil hectares de algodão na safra 1996/97 (a produção foi de aproximadamente 35 mil toneladas de pluma, segundo a Conab), chegou a plantar 722.630 ha na safra 2011/12, colhendo 1,1 milhão de t de algodão em pluma! A cotonicultura mato-grossense é hoje referência em qualidade de fibra e produção sustentável nos pilares social, ambiental e econômico.

Esses resultados foram obtidos graças aos esforços e à organização dos produtores associados e, para se chegar à situação atual, várias ações lideradas pela Ampa foram necessárias. Em 1999, a criação da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) auxiliou e motivou a formação de diversas outras associações estaduais, dando dimensão nacional às demandas dos cotonicultores; em 2000, os produtores conseguiram a adequação da classificação do algodão brasileiro aos padrões internacionais, o que permitiu que o mundo conhecesse melhor a qualidade do algodão do País; em 2001, foi iniciado um programa de marketing que promoveu o algodão de Mato Grosso em mais de 40 países importadores da pluma mato-grossense, por oito anos seguidos.

Entre 2005 e 2009, a Ampa participou ativamente da proteção da renda do produtor de algodão, quando a situação econômica assim exigiu, demandando o governo federal na maior e mais bem sucedida aplicação efetiva da Política de Garantia de Preços Mínimos.

Em setembro de 2005, a Ampa criou o Instituto Algodão Social (IAS) com os objetivos de orientar o agricultor sobre a legislação trabalhista vigente e as normas de segurança do trabalho, promovendo assim o trabalho decente e a produção responsável.

Em março de 2007, foi criado o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), o braço tecnológico da Ampa, com a missão de promover o desenvolvimento nas áreas de pesquisa e extensão, e qualificação de mão de obra. Os associados da Ampa compreenderam que o fortalecimento de sua atividade dependia de investimentos em melhoramento genético, na incorporação de novas características transgênicas de seu interesse e no combate às pragas e doenças, entre outras linhas de pesquisa.

Em 2009, a Ampa criou a Comdeagro que tem como uma de suas finalidades colocar as tecnologias desenvolvidas pelo IMAmt e por seus parceiros à disposição dos agricultores com mais agilidade e menor custo. A Ampa também ajudou a fundar outras cooperativas e empresas, contribuindo para a consolidação da cadeia produtiva do algodão em Mato Grosso e para o sucesso do agronegócio brasileiro.

Em agosto de 2014, a Ampa inaugurou sua sede própria: o Edifício Cloves Vettorato, em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT).


Ex-presidentes da Ampa:

Blairo Borges Maggi – Setembro/1997 – Setembro/1999

Adílton Domingos Sachetti – Outubro/1999 – Abril/2002

José Pupin – Maio /2002 – Abril/2004

João Luiz Ribas Pessa – Maio/2004 – Abril/2006

Sérgio De Marco – Maio/2006 – Maio/2008

Gilson Pinesso – Junho/2008 - Dezembro/2010

Carlos Ernesto Augustin – Dezembro/2010 – Dezembro/2012

Milton Garbugio – Dezembro/2012 – Dezembro/2014

Gustavo Viganó Piccoli – Dezembro/2014 – Dezembro/2016






Missão Compradores 2018
    FOTOS   VIDEOS   + videos
            + fotos
 
 
 
 
 



AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
Rua Engº Edgard Prado Arze, 1777
Ed. Cloves Vettorato - 2º andar
Quadra 03 - Setor A
Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil
+55 (65) 3925-1800
ampa@ampa.com.br
     
2012 - Todos os direitos reservados  
 
  Institucional Notícias Estatísticas
  Quem Somos    
  Diretoria Sustentabilidade Informativos
  Núcleos Regionais   Acesso restrito para associado
  Associados Legislação  
  Algodoeiras Proalmat  
  Cooperativas Regulamentos BBM e ICA